O Encontro Semeadores propõe-se actuar enquanto catalisador de relações entre artistas, agentes culturais e instituições de uma geografia entendida como ultra periférica, nomeadamente os arquipélagos da Macaronésia. Ao longo do Encontro convocam-se ao debate diversos agentes culturais destes territórios, para refletir sobre os desafios e potenciais de dinâmicas culturais descentralizadas.
Ao mesmo tempo promovem-se oficinas participativas, e um programa de conhecimento de território, em formato excursão-experiência.

Um Encontro para semear ideias, a várias mãos, por aqui e por ali.

Debates

22 a 24 de Maio

Teatro Municipal Baltazar Dias

Ao longo de três dias, no Teatro Municipal Baltazar Dias, durante as manhãs, convidamos ao debate aberto agentes culturais de territórios periféricos para abordar temas como o papel dos museus, dos monumentos e dos sítios históricos na (re)formação de identidades, o fortalecimento cultural por meio de colaborações e a ultraperiferia como espaço propício para dinâmicas e relações próprias.

Gratuito mediante inscrição online
ou na bilheteira do TMBD.

 

Inscrição

22 maio

O Papel de Museus e Instituições na (Re)criação de Dinâmicas Identitárias

João Paulo Constância (Museu Carlos Machado, Açores PT); Artur Marçal (Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, São Vicente CV); Nestor Morales (Museu TEA, Canárias ES); Sofia Carolina Botelho (Arquipélago Centro de Artes, Açores PT) e Ana Salgueiro (Funchal Modernista e Experimental, Madeira PT)

23 maio

Fortalecimento Cultural através de Lógicas Colaborativas

Carolina Caldeira (Festival Fractal, Madeira PT); Octavio Barrera e Ampi Aristo (Circuito Artístico Lava Circular, Canárias ES); João Rolaça (Oficinas do Convento, Montemor-o-Novo PT); Paulo Brighenti (Residências Rama, Torres Vedras PT)

24 maio

Condição Periférica / Outras Centralidades

Ana Nolasco (Arquipélagos Criativos, Lisboa PT); Adonay Bermúdez (Curador 11ª Bienal de Lanzarote, Canárias ES); Jesse James (Festival Walk&Talk e Fabric Arts Festival, Açores PT e Fall River EUA)

Oficinas

Nestas oficinas, convocam-se experiências de relação com o território através do envolvimento da comunidade artística local e do público em geral. Propostas de deambulação e desenho por cartografias imaginárias, que exploram recortes da ilha-território.

Gratuito mediante inscrição online ou na bilheteira do TMBD.
Informação detalhada e inscrições em breve

OFICINA PAISAGEM EM LINHA

Gustavo Ciríaco, Coreógrafo, BR

Nesta oficina, destinado a profissionais e pessoas com interesse em práticas performativas, são apresentadas as bases e o processo artístico que levou à formulação de um jogo performativo que ativa através do desenho uma série de estratégias de criação de espaço em um diálogo experiencial entre linha e volume, entre constatação e imaginação.

OFICINA TRANSMALHAR

Rita Serra e Silva, Anda&Fala, Açores, com Catarina Claro, Madeira, PT

Numa estreita relação com a paisagem e associações locais da Madeira promove-se a activação da pertença através da descoberta deambulante de um território, facilitando aos participantes formas de o transcrever e partilhar com outros.

Conhecimento de
Território

Nestas visitas propõem-se experiências pelo território que revelam raízes patrimoniais e modos de fazer, instituições e atividades em curso, territórios comuns e diálogos convergentes.
Em modo excursão, como se fossemos ao arraial, propomos o acto de dar a conhecer enquanto lugar de conhecimento e partilha.

Gratuito mediante inscrição online ou na bilheteira do TMBD.
Informação detalhada e inscrições em breve

22 maio

Funchal, Funchal, Funchal

Iniciamos este percurso cara a cara com o Semeador que nos inspirou para, depois, nos lançarmos em caminhada, seguindo o fluxo da ribeira, por vários espaços e projetos culturais da cidade. Um percurso leve em que o obstáculo maior são as pedrinhas protuberantes da Calçada Madeirense.

23 maio

Socalcos

Vamos encosta acima para descobrir os socalcos que desde cedo desenham esta paisagem. Se alguns destes servem a plantação de vinhas e bananeiras, noutros “plantam-se” projetos artísticos.
Sempre com vista sobranceira ao atlântico revelam-se diferentes manifestações culturais.

24 maio

Piquenique na Serra

Não há como receber na Madeira alguém “de fora” sem um piquenique na serra. Reunidos numa clareira das zonas altas do Funchal vemos agora a cidade de cima, pequena ao longe e entre a floresta, paisagem predominante da ilha.

Encontros
paralelos

Gratuito mediante inscrição ou na bilheteira do TMBD. Informação detalhada e inscrições em breve

22 maio

Inauguração de Exposição de Isabel Madureira Andrade

Capela da Boa Viagem e Museu Henrique a Francisco Franco

23 maio

Partilha Pública da Oficina Transmalhar

Local a anunciar

24 maio

Partilha Pública da Oficina Paisagem em Linha

Centro de Criação e Investigação do Funchal

Festa de Encerramento

Barreirinha Bar Café | Largo do Socorro

Ficha Técnica

Produção Câmara Municipal do Funchal

Presidente de Câmara Municipal do Funchal Cristina Pedra

Diretora do Departamento de Cultura Sandra Nóbrega

Chefe de Divisão de Bibliotecas e Museus Lúcia Gama

Coordenação Sara Canavezes

Direção Artística Hélder Folgado e Martinho Mendes

Coordenação e Mediação Cultural Luís Filipe Fernandes