“Ideias a Atos”: Concurso para microprojetos participativos

O programa ATOS é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian que, desde 2023, tem vindo a promover as práticas culturais e artísticas de participação em todas as regiões do país e a potenciar as iniciativas cívicas e artísticas das comunidades, gerando novas centralidades culturais e artísticas.

Este ano, no âmbito do projeto, os municípios do Funchal, Lamego, Loulé e São João da Madeira acolhem o “Ideias a Atos”, um programa de mentoria e capacitação para o desenvolvimento de microprojetos participativos promovidos e executados pela sociedade civil. O “Ideias a Atos” consiste, numa primeira fase, num concurso de ideias, dirigido a artistas, coletivos artísticos ou associações culturais e artísticas, estudantes de cursos relacionados com a prática artística e profissionais de outras áreas, desde que sejam naturais, residam ou trabalhem num destes concelhos.

Serão selecionadas propostas, de qualquer área artística ou cultural, que valorizem a relação com as comunidades locais e contribuam para o estímulo das práticas artísticas e culturais participativas.

As propostas selecionadas terão acesso a sessões de formação, sessões de mentoria dirigidas por uma dupla de criativos e uma bolsa no valor de 3.000,00€, para desenvolver a sua ideia. Cada microprojeto termina com um momento de partilha pública e uma sessão de balanço sobre a experiência.

Período de candidaturas para o “Ideias a Atos”: 21 de março a 21 de abril de 2025

Os resultados do concurso de ideias serão publicamente divulgados no dia 30 de abril.

No dia 10 de abril, às 19 horas, haverá uma sessão de esclarecimento online para as Candidaturas a Concursos para microprojetos participativos através do link aqui.