Exposições

Fernão Ornelas e a revolução urbanística da cidade do Funchal

A Câmara Municipal do Funchal foi presidida, entre 1935 e 1946, pelo Dr. Fernão de Ornelas, que desenhou a cidade como a conhecemos hoje. Esta exposição aborda o trabalho desenvolvido no Funchal e as obras públicas levantadas, como foi o caso do antigo Matadouro Municipal e é terminada com um pequeno vídeo com as caricaturas do periódico humorístico Re-Nhau-Nhau, que acompanhou toda a época do Estado Novo na Madeira.

reNascimento

A exposição de fotografia é uma lembrança do antigo Matadouro do Funchal. Elaborada entre 2009 e 2015, junta quatro artistas que viram o seu trabalho exposto durante apenas 1 dia em 2015: David Francisco, Evangelina Sirgado, José Zyberchema e Sandra Boloto. Agora como Centro Cultural e de Investigação do Funchal, exploramos o passado do edifício, sem esquecer a sua beleza intrínseca e contexto histórico, lembrado pelos artistas locais, cada um dando a sua visão distinta.

Suite Vollard

Em 1933, Vollard encomenda a Pablo Picasso uma coletânea de 100 gravuras. No entanto, a morte súbita de Vollard em 1939 e a deflagração da Segunda Guerra Mundial, atrasam a entrada desta série no mercado da arte até aos meados do século XX. As gravuras representam as mudanças de técnicas e estilos de Pablo Picasso entre 1930 e 1937, com uma representação artística dos seus pensamentos, através de uma expressão intimista.

Artes
Investigação
Colóquios e Congressos