Eventos

A cultura vai muito para lá das artes, passa pela forma como as pessoas vivem, a sua linguagem, a saúde, a educação. Neste contexto, daremos apoio a variados congressos, já consolidados, e espaço a novos projetos, reuniões e lançamento de livros, que encontram no CCIF uma nova casa, abarcando a divulgação da ciência e das tecnologias, nas suas variadas formas analógicas ou digitais, nas suas diversas aplicações, nas suas possibilidades imensas e sopesando os respetivos riscos associados.

2024

Documentário "Carne: a pegada insustentável"

21 de junho

O Centro Cultural e de Investigação do Funchal tem a honra de receber, no dia 21 de junho às 21h, no Auditório, “Carne: a pegada insustentável”, o primeiro documentário português que aborda a urgência de mudança nos padrões de alimentação da população mundial, privilegiando uma alimentação plant-based em detrimento de uma assente em proteína animal.

Produzido pelo anterior eurodeputado independente Francisco Guerreiro, do Grupo Parlamentar Europeu Verdes/Aliança Livre Europeia e realizado por Hugo Almeida, este filme baseia-se em entrevistas feitas a diversos especialistas, nacionais e internacionais. Com mais de 20 entrevistas a especialistas na matéria, bem como a pessoas que adotaram uma alimentação plant-based, “Carne: a pegada insustentável” conta ainda com a participação do biólogo, escritor e cronista regular no “The Guardian” George Monbiot, tal como o professor Gabriel Mateus, e com os fundadores do santuário animal de Paredes de Coura, Quinta das Águias, Ivone e Joep Ingen Housz.

Este documentário é para M14 e a entrada é gratuita, sujeita a inscrição através do contacto do CCIF – 291 211 032

Sessão Pública Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril - Lançamento do Livro de Nuno Santa Clara

25 de abril

Na Sessão Pública Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, a decorrer às 10H00 no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, serão recordados os militares participantes na Revolução, através do lançamento do livro Crónicas Desirmanadas, de autoria de Nuno Santa Clara, apresentado por Francisco Faria Paulino e Rui Carita. Esta edição inaugura a coleção das publicações do Centro Cultural e de Investigação do Funchal, com que se pretende contribuir para a reflexão sobre as problemáticas contemporâneas.

Colóquio os 3 D's - Democratizar, Descolonizar e Desenvolver

23 de abril

Passaram 50 anos sobre o 25 de Abril de 1974. É muito tempo.  O suficiente para metade da população de Portugal, ter nascido depois dessa data. No país cinzento e salazarento, a liberdade não se praticava. Os partidos não existiam. As eleições eram uma farsa.

A guerra atingia desde 1960 as colónias portuguesas com o regime surdo aos ventos da história e aos lamentos dos portugueses. Em África, deixara 8290 mortos e 15507 deficientes. Portugal conseguira ser o último Império no Mundo, depois de ter sido o primeiro a inaugurá-los.

Quanto a contas, as estatísticas demonstram que Portugal era um dos países mais atrasados da Europa ocidental e, ainda por cima, praticamente isolado politicamente no Mundo. Por estas razões, a revolução foi travada sob o signo dos três D’s. Democratizar, Descolonizar, Desenvolver.

Como nada se pode comemorar sem se perceber o que se comemora, resolvemos lançar o repto a seis ilustres universitários, para nos darem a sua visão sobre a situação do País, á luz dessas realidades. Visão sucinta, naturalmente, mais a sinalizar o tema dando pistas para quem esteja interessado em perceber melhor o que se passou, no sentido de tentar perceber como se desenvolveram estes 3 D’s no nosso país, durante estes 50 anos.

Numa coorganização entre a Universidade da Madeira, Conselho de Cultura e o CCIF, da CMF, realiza-se o Colóquio – 25 de Abril- 1974-2024 – Os 3 D’s, com início pelas 09h30.

Entre palestras e debates, estarão presentes convidados de várias partes do país e com um vasto perfil Académico: António Araújo, António Costa Pinto, Benedita Cardoso, Fernando Pimenta, João Pedro George e Susana Peralta, com a moderação de Ana Isabel Moniz e Rui Carita.

IV Encontro das Universidades Seniores da RAM: Sénior Ativo - Vida com melhor qualidade

12 e 13 de março

O Centro Cultural e de Investigação recebe, no dia 12, um encontro de coordenadores das Universidades Seniores da RAM, reunião que contará com a presença da Vereadora Helena Leal e o Presidente da RUTIS, Luís Jacob.

No segundo dia, 13 de março, os Utentes serão recebidos pelas 09h00, com a sessão de abertura a decorrer às 09h30 no nosso auditório, dando espaço a palestras na parte matinal. Os temas serão variados, tais como o Turismo Sénior, Arte e Cidadania e o Envelhecimento Ativo, promoção da atividade física, os equívocos da pedagogia do medo, entre outros.

Durante a tarde, as Universidades Seniores irão realizar apresentações, projetando a participação de 10 grupos na sua totalidade. O encontro terminará às 16h30.

I Fórum do Pão

5, 6 e 7 de março

Esta iniciativa surge no âmbito da SEMEAR – Estratégia Alimentar Saudável, Sustentável e Inclusiva do Funchal que integra o projeto europeu Food Trails, é comemorativa do Dia Mundial do Cereal, assinalado a 7 de março. O programa, recheado de atividades dirigidas a um variado público-alvo, foi elaborado em parceria com com o The Views Hotel, através do Chef Otávio Freitas, vencedor do Prémio Nacional de Turismo Gastronómico.

Nos três dias do evento, fazem parte do programa: as degustação e mostras de pão, promovidas pela Socipamo e Panidoce e os showcookings da Kitchen Team by Chef Otávio Freitas do The Views Hotels; Palestra “Do cereal ao pão” com a nutricionista Nádia Brazão; Palesta “A recolha dos pães madeirenses por Mais Madeira à Mesa” com Teresa Vivas; Atividades educativas intituladas “Com as mãos na Massa” de modo a sensibilizar para a arte de fazer o pão de forma tradicional, bem como a importância deste alimento nos costumes culturais madeirenses.

O I Fórum do pão conta ainda com o apoio da Aquimadeira, através do empréstimo de um forno de pão e de bancada de showcooking, e da ACIF na articulação com empresários da área da panificação, que se associam através da cedência de massa do pão para as atividades educativas e da oferta de pão para degustação dos participantes no evento.

Bitcoin Atlantis 2024 - Bem-vindo ao Bitcoin

29 de fevereiro

Em parceria com a F.R.E.E. Madeira e Aceita Bitcoin, o CCIF irá receber uma palestra no seu Auditório entre as 09H00 e as 12H30, seguindo-se de um Workshop na parte da tarde, entre as 14H30 e as 17H30 na Sala Multiusos.

Este evento está inserido no projeto “Bitcoin Atlantis 2024” que decorrerá um pouco por toda a ilha durante a primeira semana de março, e que pretende explorar e explicar o funcionamento da Bitcoin.

GIDE’ 24 – Beyond Tourism: a co-design approach to empower local communities

27 de fevereiro

O CCIF recebe uma conferência no âmbito do projeto “SMOTIES – Creative works for remote and small places” sobre o impacto do turismo de massas num destino insular.

Promovida pela Universidade da Madeira e uma estimativa de 130 participantes, a conferência visa a apresentação e debate entre os principais atores ligados ao turismo na região sobre as questões do impacto que este tipo de turismo representam sobre a mesma.

Contará também com a inauguração da exposição dos trabalhos realizados nas universidades parceiras do consórcio “Group for International Design Education” (GIDE).

Lançamento dos "Cadernos da Paz nº4"

22 de fevereiro

O Centro Cultural e de Investigação do Funchal, acolhe a sessão de apresentação da nova edição dos “Cadernos da Paz”, com o tema “Haverá guerras justas?”

Conta com a participação do Contra-almirante Martins Guerreiro e de Clara Sottomayor, Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça e a coordenadora destas publicações, Isabel Batista.

O evento terá início pelas 18h00, na Sala Multiusos, localizada no piso inferior ao do Auditório. Esta é uma sessão aberta ao público e gratuita.

Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

24 de janeiro

O Centro Cultural e de Investigação do Funchal, recebe a primeira reunião com os parceiros que fazem parte da Estratégia/Plano para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo da Câmara Municipal do Funchal,  apresentada pela vereadora Helena Leal.

Nesta estratégia em que participa a sociedade civil, entram, por exemplo, o Governo Regional, nomeadamente a Secretária Regional da Saúde e ainda a da Inclusão Social, bem como o Instituto de Segurança Social da Madeira, a Direcção Regional de Juventude, PSP e GNR, Protecção Civil e Bombeiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social, representantes das Ordens Profissionais dos Advogados, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, das Juntas de Freguesia e também empresas.

ITI Funchal Sustentável

16 de janeiro

A Câmara Municipal do Funchal  realiza a apresentação do Plano de Ação, no quadro da contratualização do Instrumento Territorial Integrado Funchal –Área Urbana Funcional, no âmbito do Programa Regional Madeira 2030.

O Município do Funchal, enquanto entidade responsável pela execução do ITI Urbano, desenvolveu um exercício de planeamento de políticas públicas com vista à implementação de uma Área Urbana Funcional, que assegura os mecanismos, medidas e projetos que melhorem as condições e a qualidade de vida dos cidadãos, nessa área urbana a que corresponde o Município do Funchal, e os municípios adjacentes, Santa Cruz e Câmara de Lobos. Este ITI visa responder aos principais desafios urbanos, demográficos, sociais, culturais, económicos, ambientais e climáticos, relacionam-se com o padrão de baixa densidade e uso predominantemente habitacional que dificulta a afirmação de novas centralidades e agrava a mobilidade.

2023

60 anos da educação especial na RAM

7 de dezembro

Ao comemorar o longo e percursor trabalho de 60 anos realizado na RAM pela Educação Especial, irão decorrer, durante o mês de dezembro, por iniciativa da Direção.

Regional de Educação (DRE), um conjunto de iniciativas e atividades tendo como objetivo consciencializar a população para a problemática da inclusão e do reconhecimento social das pessoas com deficiências, incapacidades ou outras necessidades especiais de saúde.

A DRE assinala, igualmente neste mês, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), instituído em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de dezembro).

Pela importância do tema em questão, na construção de uma sociedade mais inclusiva, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, assinalam-se estes dias no CCIF, no dia 7 de dezembro, com um programa especial a ser divulgado oportunamente e que inclui duas conferências e uma Gala inclusiva.

Ambientalmente

5 de dezembro

A Câmara Municipal do Funchal, no âmbito do seu programa de Educação e Sensibilização Ambiental, irá promover o evento Ambientalmente “Os Visitantes de Poluicúrio”, pelo grupo de Teatro Bolo do Caco. A Peça de Teatro visa consciencializar o público Infantojuvenil para a proteção ambiental, abordando de forma lúdica algumas boas práticas ambientais.

Esta animação temática decorrerá no dia 5 de dezembro de 2023, no turno da manhã às 10h00 e no turno da tarde às 15h00, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (antigo matadouro).

Madeira Blockchain 2023

30 de novembro a 1 de dezembro

A segunda edição da conferência Madeira Blockchain será realizada nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2023 no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF). A conferência, que tem como tema central a blockchain e as suas aplicações no mercado, pretende dar a conhecer esta tecnologia à comunidade local e internacional e apresentar os seus novos desenvolvimentos.

A conferência contará com mais de 25 oradores de vários continentes, que apresentarão palestras e mesas redondas sobre diversos tópicos, desde o onboarding na blockchain até aos seus diversos casos de uso. Além da componente de educação e de formação, a conferência também terá uma componente de networking, que pretende promover a interação entre empresas, entusiastas e profissionais desta tecnologia.

A conferência, com uma lotação limitada de 400 lugares, configura-se como um dos maiores eventos realizados na região a se debruçar sobre esta tecnologia. Toda a informação sobre a conferência poderá ser consultada em madeirablockchain.com.

Violência Doméstica e Saúde: Realidades Inconciliáveis

24 de novembro

Em parceria com o CCIF, o Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM celebra no dia 24 de novembro de 2023, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com um programa de formação/ sensibilização/ informação sobre a violência doméstica, dirigido à Rede Regional de Parceiros contra a Violência Doméstica, profissionais com intervenção direta ou indireta na área e população juvenil.

Inserido neste evento, o Grupo de Teatro da Casa de Saúde Câmara Pestana “Sem Filtros”, leva a palco a encenação de Edite Silveira do texto de Délia Gomes “Não quero o estatuto de vítima…quero o estatuto da felicidade”.

Food Trails

15 a 17 de novembro

A Câmara Municipal do Funchal é uma das 11 cidades europeias parceiras do projeto FOOD TRAILS, financiado pelo programa da União Europeia “Horizon 2020”.

As onze cidades parceiras desta iniciativa são o Funchal, Bérgamo, Birmingham, Bordéus, Copenhaga, Grenoble, Groningen, Milão, Tessalónica, Tirana e Varsóvia, todas signatárias do Milan Urban Food Policy Pact, tendo o Município do Funchal aderido em 2017. A estas juntam-se diversas Universidades e stakeholders europeus, nomeadamente: Fondazione Milano Politecnico, Eurocities, Slow Food International, EAT Foundation, Cardiff University, Wageningen Research, Roskilde Universitet e Cariplo Factory.

Este projeto teve início no dia 16 de outubro de 2020, Dia Mundial da Alimentação, e tem a duração de quatro anos, visando criar uma rede de cidades que se constituem como locais-chave para reinventar e contribuir, conjuntamente com a comunidade e as entidades parceiras, para a transformação do sistema alimentar, criando os alicerces para a construção de uma estratégia alimentar local.

TEDxFunchal

11 de novembro

TEDxFunchal é um evento organizado de forma independente por uma equipa de voluntários, semelhante às mundialmente famosas conferências TED, com o lema “Ideas Worth Spreading”.

Ao longos dos anos, o TEDxFunchal tem sido um sucesso inigualável, com salas esgotadas e elogios entusiásticos da assistência. A cada evento, um conjunto de 8 a 10 oradores partilham ideias que valem a pena ser partilhadas em áreas tão diversas como a medicina, a ciência, a psicologia ou a educação. Para além das talks inspiradoras, há sempre performances marcantes e momentos de networking entre assistência e oradores.

Na sexta edição do TEDxFunchal, a 11 de novembro, o tema é “AGORA É QUE É!”, convidando-nos a viver o presente e a aproveitar as oportunidades e desafios que temos pela frente. Este tema interpela para agirmos agora, sem esperar por condições ideais e a começar a mudança que desejamos ver no mundo.

Para saber mais sobre o TEDxFunchal, visite o site www.tedxfunchal.com.

Encontro Atlântico - Congresso Ordem dos Psicólogos

9 e 10 de novembro

O Encontro Atlântico sobre Bem Estar e Saúde Psicológica é um evento internacional, contando com a participação de Portugal, Espanha e Cabo Verde. Esta iniciativa destina-se não só a psicólogos, mas também a estudantes, outros profissionais e comunidade em geral.

O Programa envolverá a análise de questões societais de âmbito alargado e, num registo predominantemente de debate e interação, incluirá temas como os seguintes: dimensões psicossociais associadas às alterações climáticas e à urbanidade, intervenção psicológica em contexto insular, adições e perfis de adição em contextos insulares, insularidade, saúde mental e suicídio, identidade e insularidade, desafios societais e a formação em psicologia, evidências sobre o que resulta em bem estar no trabalho, e insularidade, bem estar, saúde psicológica: desafios do futuro. Pretendemos uma abordagem numa dupla vertente de análise dos temas psicossociais que marcam a atualidade e de análise das especificidades insulares.

#createfunchal

31 de outubro

A Câmara Municipal do Funchal em parceria com empresas do consórcio E-Games Lab, organiza a 2ª edição do evento #CREATEFUNCHAL, a ter lugar no dia 31 de outubro de 2023, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), um espaço reabilitado pelo Município.

Através da colaboração entre diversas áreas como ciência, investigação, desenvolvimento criativo, empresarial e políticas públicas, este evento visa estabelecer o diálogo sobre as principais questões que envolvem estes setores.

O programa contará com a presença de diversas entidades institucionais, com grandes nomes da área tecnológica e do gaming e ainda com apresentações e sessões práticas dinamizadas pelo E-Games Lab.

Ainda no âmbito do #CREATEFUNCHAL, as escolas terão oportunidade de apresentar projetos/propostas de jogos eletrónicos. O projeto vencedor, será anunciado no final do dia, procedendo-se à respetiva entrega de prémios.

Expo Sénior

26 a 29 de outubro

A Expo Sénior, organizada pela Câmara Municipal, é uma mostra de atividades, produtos, serviços e respostas sociais destinadas aos maiores de idade e suas famílias. O evento inclui a apresentação dos serviços propostos pelas coletividades e Juntas de Freguesia que se dirigem, essencialmente, a esta faixa da população. Esta iniciativa enquanto procura apresentar várias atividades organizadas e dinamizadas pelos idosos, tais como momentos musicais, exibições de ginástica e de yoga, atuações de dança e de teatro, leituras coletivas e exposições preocupa-se também em dinamizar o conhecimento sobre as problemáticas levantadas pelo aumento da longevidade, que se deseja ativa e participativa, e pelas novas práticas destinadas a proporcionar qualidade de vida a este importante sector da sociedade funchalense.

A Expo Sénior é desenvolvida pela DR e conta particularmente com a participação dos Centros Comunitários, Ginásios Municipais, Universidades Sénior, Coros, Casas do Povo envolvendo as instituições em desafios progressivamente maiores.

Exposições
Artes
Investigação