Eventos

A cultura vai muito para lá das artes, passa pela forma como as pessoas vivem, a sua linguagem, a saúde, a educação. Neste contexto, daremos apoio a variados congressos, já consolidados, e espaço a novos projetos, reuniões e lançamento de livros, que encontram no CCIF uma nova casa, abarcando a divulgação da ciência e das tecnologias, nas suas variadas formas analógicas ou digitais, nas suas diversas aplicações, nas suas possibilidades imensas e sopesando os respetivos riscos associados.

2024

I Fórum do Pão

5, 6 e 7 de março

Esta iniciativa surge no âmbito da SEMEAR – Estratégia Alimentar Saudável, Sustentável e Inclusiva do Funchal que integra o projeto europeu Food Trails, é comemorativa do Dia Mundial do Cereal, assinalado a 7 de março. O programa, recheado de atividades dirigidas a um variado público-alvo, foi elaborado em parceria com com o The Views Hotel, através do Chef Otávio Freitas, vencedor do Prémio Nacional de Turismo Gastronómico.

Nos três dias do evento, fazem parte do programa: as degustação e mostras de pão, promovidas pela Socipamo e Panidoce e os showcookings da Kitchen Team by Chef Otávio Freitas do The Views Hotels; Palestra “Do cereal ao pão” com a nutricionista Nádia Brazão; Palesta “A recolha dos pães madeirenses por Mais Madeira à Mesa” com Teresa Vivas; Atividades educativas intituladas “Com as mãos na Massa” de modo a sensibilizar para a arte de fazer o pão de forma tradicional, bem como a importância deste alimento nos costumes culturais madeirenses.

O I Fórum do pão conta ainda com o apoio da Aquimadeira, através do empréstimo de um forno de pão e de bancada de showcooking, e da ACIF na articulação com empresários da área da panificação, que se associam através da cedência de massa do pão para as atividades educativas e da oferta de pão para degustação dos participantes no evento.

Bitcoin Atlantis 2024 - Bem-vindo ao Bitcoin

29 de fevereiro

Em parceria com a F.R.E.E. Madeira e Aceita Bitcoin, o CCIF irá receber uma palestra no seu Auditório entre as 09H00 e as 12H30, seguindo-se de um Workshop na parte da tarde, entre as 14H30 e as 17H30 na Sala Multiusos.

Este evento está inserido no projeto “Bitcoin Atlantis 2024” que decorrerá um pouco por toda a ilha durante a primeira semana de março, e que pretende explorar e explicar o funcionamento da Bitcoin.

GIDE’ 24 – Beyond Tourism: a co-design approach to empower local communities

27 de fevereiro

O CCIF recebe uma conferência no âmbito do projeto “SMOTIES – Creative works for remote and small places” sobre o impacto do turismo de massas num destino insular.

Promovida pela Universidade da Madeira e uma estimativa de 130 participantes, a conferência visa a apresentação e debate entre os principais atores ligados ao turismo na região sobre as questões do impacto que este tipo de turismo representam sobre a mesma.

Contará também com a inauguração da exposição dos trabalhos realizados nas universidades parceiras do consórcio “Group for International Design Education” (GIDE).

Lançamento dos "Cadernos da Paz nº4"

22 de fevereiro

O Centro Cultural e de Investigação do Funchal, acolhe a sessão de apresentação da nova edição dos “Cadernos da Paz”, com o tema “Haverá guerras justas?”

Conta com a participação do Contra-almirante Martins Guerreiro e de Clara Sottomayor, Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça e a coordenadora destas publicações, Isabel Batista.

O evento terá início pelas 18h00, na Sala Multiusos, localizada no piso inferior ao do Auditório. Esta é uma sessão aberta ao público e gratuita.

Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

24 de janeiro

O Centro Cultural e de Investigação do Funchal, recebe a primeira reunião com os parceiros que fazem parte da Estratégia/Plano para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo da Câmara Municipal do Funchal,  apresentada pela vereadora Helena Leal.

Nesta estratégia em que participa a sociedade civil, entram, por exemplo, o Governo Regional, nomeadamente a Secretária Regional da Saúde e ainda a da Inclusão Social, bem como o Instituto de Segurança Social da Madeira, a Direcção Regional de Juventude, PSP e GNR, Protecção Civil e Bombeiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social, representantes das Ordens Profissionais dos Advogados, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, das Juntas de Freguesia e também empresas.

ITI Funchal Sustentável

16 de janeiro

A Câmara Municipal do Funchal  realiza a apresentação do Plano de Ação, no quadro da contratualização do Instrumento Territorial Integrado Funchal –Área Urbana Funcional, no âmbito do Programa Regional Madeira 2030.

O Município do Funchal, enquanto entidade responsável pela execução do ITI Urbano, desenvolveu um exercício de planeamento de políticas públicas com vista à implementação de uma Área Urbana Funcional, que assegura os mecanismos, medidas e projetos que melhorem as condições e a qualidade de vida dos cidadãos, nessa área urbana a que corresponde o Município do Funchal, e os municípios adjacentes, Santa Cruz e Câmara de Lobos. Este ITI visa responder aos principais desafios urbanos, demográficos, sociais, culturais, económicos, ambientais e climáticos, relacionam-se com o padrão de baixa densidade e uso predominantemente habitacional que dificulta a afirmação de novas centralidades e agrava a mobilidade.

2023

60 anos da educação especial na RAM

7 de dezembro

Ao comemorar o longo e percursor trabalho de 60 anos realizado na RAM pela Educação Especial, irão decorrer, durante o mês de dezembro, por iniciativa da Direção.

Regional de Educação (DRE), um conjunto de iniciativas e atividades tendo como objetivo consciencializar a população para a problemática da inclusão e do reconhecimento social das pessoas com deficiências, incapacidades ou outras necessidades especiais de saúde.

A DRE assinala, igualmente neste mês, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), instituído em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de dezembro).

Pela importância do tema em questão, na construção de uma sociedade mais inclusiva, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, assinalam-se estes dias no CCIF, no dia 7 de dezembro, com um programa especial a ser divulgado oportunamente e que inclui duas conferências e uma Gala inclusiva.

Ambientalmente

5 de dezembro

A Câmara Municipal do Funchal, no âmbito do seu programa de Educação e Sensibilização Ambiental, irá promover o evento Ambientalmente “Os Visitantes de Poluicúrio”, pelo grupo de Teatro Bolo do Caco. A Peça de Teatro visa consciencializar o público Infantojuvenil para a proteção ambiental, abordando de forma lúdica algumas boas práticas ambientais.

Esta animação temática decorrerá no dia 5 de dezembro de 2023, no turno da manhã às 10h00 e no turno da tarde às 15h00, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (antigo matadouro).

Madeira Blockchain 2023

30 de novembro a 1 de dezembro

A segunda edição da conferência Madeira Blockchain será realizada nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2023 no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF). A conferência, que tem como tema central a blockchain e as suas aplicações no mercado, pretende dar a conhecer esta tecnologia à comunidade local e internacional e apresentar os seus novos desenvolvimentos.

A conferência contará com mais de 25 oradores de vários continentes, que apresentarão palestras e mesas redondas sobre diversos tópicos, desde o onboarding na blockchain até aos seus diversos casos de uso. Além da componente de educação e de formação, a conferência também terá uma componente de networking, que pretende promover a interação entre empresas, entusiastas e profissionais desta tecnologia.

A conferência, com uma lotação limitada de 400 lugares, configura-se como um dos maiores eventos realizados na região a se debruçar sobre esta tecnologia. Toda a informação sobre a conferência poderá ser consultada em madeirablockchain.com.

Violência Doméstica e Saúde: Realidades Inconciliáveis

24 de novembro

Em parceria com o CCIF, o Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM celebra no dia 24 de novembro de 2023, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com um programa de formação/ sensibilização/ informação sobre a violência doméstica, dirigido à Rede Regional de Parceiros contra a Violência Doméstica, profissionais com intervenção direta ou indireta na área e população juvenil.

Inserido neste evento, o Grupo de Teatro da Casa de Saúde Câmara Pestana “Sem Filtros”, leva a palco a encenação de Edite Silveira do texto de Délia Gomes “Não quero o estatuto de vítima…quero o estatuto da felicidade”.

Food Trails

15 a 17 de novembro

A Câmara Municipal do Funchal é uma das 11 cidades europeias parceiras do projeto FOOD TRAILS, financiado pelo programa da União Europeia “Horizon 2020”.

As onze cidades parceiras desta iniciativa são o Funchal, Bérgamo, Birmingham, Bordéus, Copenhaga, Grenoble, Groningen, Milão, Tessalónica, Tirana e Varsóvia, todas signatárias do Milan Urban Food Policy Pact, tendo o Município do Funchal aderido em 2017. A estas juntam-se diversas Universidades e stakeholders europeus, nomeadamente: Fondazione Milano Politecnico, Eurocities, Slow Food International, EAT Foundation, Cardiff University, Wageningen Research, Roskilde Universitet e Cariplo Factory.

Este projeto teve início no dia 16 de outubro de 2020, Dia Mundial da Alimentação, e tem a duração de quatro anos, visando criar uma rede de cidades que se constituem como locais-chave para reinventar e contribuir, conjuntamente com a comunidade e as entidades parceiras, para a transformação do sistema alimentar, criando os alicerces para a construção de uma estratégia alimentar local.

TEDxFunchal

11 de novembro

TEDxFunchal é um evento organizado de forma independente por uma equipa de voluntários, semelhante às mundialmente famosas conferências TED, com o lema “Ideas Worth Spreading”.

Ao longos dos anos, o TEDxFunchal tem sido um sucesso inigualável, com salas esgotadas e elogios entusiásticos da assistência. A cada evento, um conjunto de 8 a 10 oradores partilham ideias que valem a pena ser partilhadas em áreas tão diversas como a medicina, a ciência, a psicologia ou a educação. Para além das talks inspiradoras, há sempre performances marcantes e momentos de networking entre assistência e oradores.

Na sexta edição do TEDxFunchal, a 11 de novembro, o tema é “AGORA É QUE É!”, convidando-nos a viver o presente e a aproveitar as oportunidades e desafios que temos pela frente. Este tema interpela para agirmos agora, sem esperar por condições ideais e a começar a mudança que desejamos ver no mundo.

Para saber mais sobre o TEDxFunchal, visite o site www.tedxfunchal.com.

Encontro Atlântico - Congresso Ordem dos Psicólogos

9 e 10 de novembro

O Encontro Atlântico sobre Bem Estar e Saúde Psicológica é um evento internacional, contando com a participação de Portugal, Espanha e Cabo Verde. Esta iniciativa destina-se não só a psicólogos, mas também a estudantes, outros profissionais e comunidade em geral.

O Programa envolverá a análise de questões societais de âmbito alargado e, num registo predominantemente de debate e interação, incluirá temas como os seguintes: dimensões psicossociais associadas às alterações climáticas e à urbanidade, intervenção psicológica em contexto insular, adições e perfis de adição em contextos insulares, insularidade, saúde mental e suicídio, identidade e insularidade, desafios societais e a formação em psicologia, evidências sobre o que resulta em bem estar no trabalho, e insularidade, bem estar, saúde psicológica: desafios do futuro. Pretendemos uma abordagem numa dupla vertente de análise dos temas psicossociais que marcam a atualidade e de análise das especificidades insulares.

#createfunchal

31 de outubro

A Câmara Municipal do Funchal em parceria com empresas do consórcio E-Games Lab, organiza a 2ª edição do evento #CREATEFUNCHAL, a ter lugar no dia 31 de outubro de 2023, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), um espaço reabilitado pelo Município.

Através da colaboração entre diversas áreas como ciência, investigação, desenvolvimento criativo, empresarial e políticas públicas, este evento visa estabelecer o diálogo sobre as principais questões que envolvem estes setores.

O programa contará com a presença de diversas entidades institucionais, com grandes nomes da área tecnológica e do gaming e ainda com apresentações e sessões práticas dinamizadas pelo E-Games Lab.

Ainda no âmbito do #CREATEFUNCHAL, as escolas terão oportunidade de apresentar projetos/propostas de jogos eletrónicos. O projeto vencedor, será anunciado no final do dia, procedendo-se à respetiva entrega de prémios.

Expo Sénior

26 a 29 de outubro

A Expo Sénior, organizada pela Câmara Municipal, é uma mostra de atividades, produtos, serviços e respostas sociais destinadas aos maiores de idade e suas famílias. O evento inclui a apresentação dos serviços propostos pelas coletividades e Juntas de Freguesia que se dirigem, essencialmente, a esta faixa da população. Esta iniciativa enquanto procura apresentar várias atividades organizadas e dinamizadas pelos idosos, tais como momentos musicais, exibições de ginástica e de yoga, atuações de dança e de teatro, leituras coletivas e exposições preocupa-se também em dinamizar o conhecimento sobre as problemáticas levantadas pelo aumento da longevidade, que se deseja ativa e participativa, e pelas novas práticas destinadas a proporcionar qualidade de vida a este importante sector da sociedade funchalense.

A Expo Sénior é desenvolvida pela DR e conta particularmente com a participação dos Centros Comunitários, Ginásios Municipais, Universidades Sénior, Coros, Casas do Povo envolvendo as instituições em desafios progressivamente maiores.

Exposições
Artes
Investigação