Artes

Bilhetes à venda no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, no Teatro Municipal Baltazar Dias, ou online na Ticketline.

2024

Madeira Fantastic Filmfest

20, 21, 22 e 23 de março

Na sua VIII edição, o Madeira Fantastic Filmfest vem ao Centro Cultural e de Investigação do Funchal. A sessão de estreia irá decorrer às 19h00 do dia 20 de março na nossa Sala Multiusos.

O projeto consiste na divulgação da cultura e da natureza da região através de diferentes vertentes artísticas, onde a principal será o cinema de género Fantástico/Horror. O objetivo social deste projeto é a difusão de conteúdos audiovisuais nacionais e internacionais e brindar população com um novo tipo de cinema alternativo através do Madeira Fantastic FilmFest. A realização deste projeto oferece uma nova experiência dentro da comunidade ou grupo social da Madeira.

Bitcoin Atlantis 2024 - Bitcoin FilmFest Mini

4 de março

Festival cinematográfico com a temática da Bitcoin em primeiro plano, com projeção do que de melhor e mais recente se faz neste espaço. Terá como objetivo a visualização e debate de filmes, conhecer artistas e a cultura bitcoin num espaço madeirense, o auditório do CCIF.

Encontro Musical de Afetos

1 de março

O CCIF convida-o para um concerto inesquecível, com o Coro da Associação de Solidariedade Social dos Professores de São João da Madeira e o Coro de Câmara da Madeira. O grupo faz uma apresentação contextualizada da cidade de São João da Madeira dando ênfase às principais atividades industriais da mesma: calçado e chapéus.

Como elementos de contato entre continente e ilha, os pontos em comum surgem através da música e seus intérpretes, com Amália Rodrigues, Max e outros. A poesia foi a melhor forma que encontraram para expressar esta ligação.

A entrada é gratuita e terá início às 21H00

KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã

22, 23, 24 e 25 de fevereiro

Uma iniciativa que junta cinema, literatura, língua, música e também atividades para toda a família, sempre com o foco na expressão da cultura alemã da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo.

 

As sessões de Cinema serão transmitidas no nosso Auditório. É, também, feita uma homenagem a Franz Kafka, no ano que marca 100 anos da sua morte, uma exposição entitulada “KOMPLETT KAFKA”.

 

Os bilhetes estão à venda no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, Teatro Municipal Baltazar Dias e online, pela Ticketline.

Fly me to the Moon

3 de fevereiro

O CCIF  e a Associação de Jazz da Madeira – Melro Preto, apresentam o concerto “Fly me to the moon”. No dia 3 de fevereiro de 2024, pelas 21H00 no auditório do CCIF, comemorando o 3º aniversário da Associação.

Um tributo a Frank Sinatra, pelas mãos da Orquestra de Jazz do Funchal e seus convidados: Miguel Pereira no piano e voz de Rui Taipa.

Une Histoire Vraie - Um espetáculo de Teatro Físico

19 e 20 de janeiro

Une Histoire Vraie” é um espetáculo de teatro físico, onde não existe uma narração descrita nem texto lido. A história é descrita pelas expressões, movimentos, ações, em coordenação com o som ambiente e sem palavras. A companhia Ajagato, com uma vasta experiência e elogiada carreira nacional e internacional, transporta esta experiência para o Centro Cultural de Investigação do Funchal. Uma peça de criação e encenação de Lionel Ménard, singular tanto pelo processo criativo e linguagem artística, como pelo impacto no público. A peça estreou em dezembro de 2022 em Vila Nova de Santo André e de imediato esgotou três sessões. Em início de 2023 o espetáculo encerrou o projeto LITORAL EmCena tendo-lhe sido atribuído o PRÉMIO ESPECIAL DE PÚBLICO como o mais votado de 2022/23.

Um espetáculo intenso, emotivo e envolvente que nos confronta com a volubilidade da natureza humana e questiona a nossa real compaixão perante a vulgarização da violência num tempo de instabilidade generalizada e de guerra. Face aos conflitos interiores que nos obrigam a tomar decisões difíceis, a peça pretende questionar o que faríamos se tudo se passasse connosco…

2023

After Christmas Carols

29 de dezembro

A Orquestra de Jazz do Funchal convida Tiago Sena Silva para um concerto pós-natalício, já no espírito de abertura para o Novo Ano. Às 21 horas, no Auditório do Centro Cultural e de Investigação do Funchal, o concerto fechará o primeiro ano de espetáculos do CCIF, com muito jazz, boas festas e momentos inesquecíveis!

The Gift - "Coral"

14, 15 e 16 de dezembro

O “Coral” que, pelas próprias palavras dos artistas, “…Saiu-nos de dentro. Não estávamos à espera.”, faz uma ligação entre a eletrónica e a voz humana. Para tal, o Coro de Câmara da Madeira empresta as suas vozes a este projeto, num concerto intimista e inesperado da banda.

“A digressão deste Coral é um desses momentos. Únicos, que nos saem de dentro sem aviso… O nosso impulso, fazer os concertos certos, nos locais certos. Será sobretudo por respeito àquilo que não se prevê, os nossos impulsos. Ou se aproveita ou não. Por detrás da cortina de cada teatro e auditório, um coro que enche o palco, e os Gift. Uns agarrados às letras, outros agarrados ao laboratório rude da eletrónica. Coral ao vivo é sobretudo uma celebração. Da vida. Do impulso. De estarmos ainda aqui a seguir aquilo que não se vê, o nosso instinto. Embarquem connosco. A viagem vale a pena.”

Orquestra de Jazz do Funchal

15 de setembro

Emmy Curl e Mário Delgado juntam-se à Orquestra de Jazz do Funchal, um agrupamento de excecional qualidade artística, formado por músicos madeirenses, e que o CCIF acolhe como orquestra residente, num concerto que celebra a Inauguração do Centro Cultural e de Investigação do Funchal.

Festa do Cinema Italiano

21 a 24 de setembro

A Festa do Cinema Italiano regressa ao Funchal e decorre no novo espaço cultural da cidade. O primeiro dia do festival, na quinta-feira, 21 de setembro, começa às 15h30, com o filme A Viagem de Papa Francisco, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo. Com realização de Gianfranco Rosi, o filme estreou no Festival de Veneza.

De seguida, às 18h00, vamos até ao Museu Hermitage, para uma bela jornada visual sobre o quotidiano do magnífico espaço, remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias. Hermitage – O Poder da Arte é um documentário com autoria de Michele Mally.

Às 21h00, tem lugar a sessão de abertura desta edição de 2023 no Funchal. L’immensità – Por Amor marca o regresso de Emanuele Crialese ao cinema após um interregno de 12 anos. Nomeado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado na Roma dos anos 70, um filme que se ancora ao olhar de Adri, adolescente em plena metamorfose, para nos falar de uma família à beira da rutura. De inspiração autobiográfica e elevado por uma luminosa prestação de Penélope Cruz, um coming-of-age repleto de nuances e rasgos de puro e delirante escapismo. No total serão 4 dias cinematográficos requintados.

 

 Exposição fotográfica Siamo Done – Divas do Cinema Italiano

De Chopin até à Lapa

13 de outubro

Guitarra Portuguesa interpreta Chopin é um projeto que mostra uma outra vertente e potencial da Guitarra Portuguesa, interpretando Noturnos de Chopin e cruzando-os com temas do reportório para Guitarra Portuguesa de Coimbra.

O projeto “nasce” do repto de adaptar a mão direita do piano dos Noturnos, à Guitarra de Coimbra, cabendo à Guitarra Clássica a interpretação da mão esquerda. É possível, assim, mostrar a grande versatilidade deste instrumento, mais ainda ao integrar nesta interpretação repertório de Coimbra, sobretudo da família Paredes. É de facto um grande desafio, para os intérpretes, mas também para o público, confrontado com uma só sonoridade, mas que apresenta mundos musicais tão distintos – temas de Chopin e Carlos ou Artur Paredes…

Um espetáculo inovador, que contribui indiscutivelmente para a melhor compreensão e divulgação do instrumento mais emblemático de Portugal, a Guitarra Portuguesa, e mostrá-la, como raramente vista, a novos públicos.

Exposições
Investigação
Colóquios e Congressos