Artes

Bilhetes disponíveis no CCIF (Centro Cultural e de Investigação do Funchal), Teatro Municipal Baltazar Dias e Ticketline.pt

Orquestra de Jazz do Funchal

15 de setembro

Emmy Curl e Mário Delgado juntam-se à Orquestra de Jazz do Funchal, um agrupamento de excecional qualidade artística, formado por músicos madeirenses, e que o CCIF acolhe como orquestra residente, num concerto que celebra a Inauguração do Centro Cultural e de Investigação do Funchal.

Festa do Cinema Italiano

21 a 24 de setembro

A Festa do Cinema Italiano regressa ao Funchal e decorre no novo espaço cultural da cidade. O primeiro dia do festival, na quinta-feira, 21 de setembro, começa às 15h30, com o filme A Viagem de Papa Francisco, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo. Com realização de Gianfranco Rosi, o filme estreou no Festival de Veneza.

De seguida, às 18h00, vamos até ao Museu Hermitage, para uma bela jornada visual sobre o quotidiano do magnífico espaço, remontando dois séculos e meio de história e obras de arte lendárias. Hermitage – O Poder da Arte é um documentário com autoria de Michele Mally.

Às 21h00, tem lugar a sessão de abertura desta edição de 2023 no Funchal. L’immensità – Por Amor marca o regresso de Emanuele Crialese ao cinema após um interregno de 12 anos. Nomeado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado na Roma dos anos 70, um filme que se ancora ao olhar de Adri, adolescente em plena metamorfose, para nos falar de uma família à beira da rutura. De inspiração autobiográfica e elevado por uma luminosa prestação de Penélope Cruz, um coming-of-age repleto de nuances e rasgos de puro e delirante escapismo. No total serão 4 dias cinematográficos requintados.

 

 Exposição fotográfica Siamo Done – Divas do Cinema Italiano

De Chopin até à Lapa

13 de outubro

Guitarra Portuguesa interpreta Chopin é um projeto que mostra uma outra vertente e potencial da Guitarra Portuguesa, interpretando Noturnos de Chopin e cruzando-os com temas do reportório para Guitarra Portuguesa de Coimbra.

O projeto “nasce” do repto de adaptar a mão direita do piano dos Noturnos, à Guitarra de Coimbra, cabendo à Guitarra Clássica a interpretação da mão esquerda. É possível, assim, mostrar a grande versatilidade deste instrumento, mais ainda ao integrar nesta interpretação repertório de Coimbra, sobretudo da família Paredes. É de facto um grande desafio, para os intérpretes, mas também para o público, confrontado com uma só sonoridade, mas que apresenta mundos musicais tão distintos – temas de Chopin e Carlos ou Artur Paredes…

Um espetáculo inovador, que contribui indiscutivelmente para a melhor compreensão e divulgação do instrumento mais emblemático de Portugal, a Guitarra Portuguesa, e mostrá-la, como raramente vista, a novos públicos.

The Gift - "Coral"

14, 15 e 16 de dezembro

O “Coral” que, pelas próprias palavras dos artistas, “…Saiu-nos de dentro. Não estávamos à espera.”, faz uma ligação entre a eletrónica e a voz humana. Para tal, o Coro de Câmara da Madeira empresta as suas vozes a este projeto, num concerto intimista e inesperado da banda.

“A digressão deste Coral é um desses momentos. Únicos, que nos saem de dentro sem aviso… O nosso impulso, fazer os concertos certos, nos locais certos. Será sobretudo por respeito àquilo que não se prevê, os nossos impulsos. Ou se aproveita ou não. Por detrás da cortina de cada teatro e auditório, um coro que enche o palco, e os Gift. Uns agarrados às letras, outros agarrados ao laboratório rude da eletrónica. Coral ao vivo é sobretudo uma celebração. Da vida. Do impulso. De estarmos ainda aqui a seguir aquilo que não se vê, o nosso instinto. Embarquem connosco. A viagem vale a pena.”

Exposições
Investigação
Colóquios e Congressos