Museus e Núcleos

O Museu A Cidade do Açúcar é uma instituição de carácter permanente sem fins lucrativos, sob a tutela e administração da Câmara Municipal do Funchal, ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento. O Museu foi aberto ao publico a 15 junho de 1996, localizado na Praça Colombo nº 5, Freguesia da Sé, situado na zona Histórica da Cidade do Funchal.  Dotada de uma estrutura organizacional que lhe permite adquirir, conservar, estudar e valorizar um conjunto de bens culturais com objetivos científicos, educativos e, lúdicos. É um espaço dedicado à história da indústria açucareira insular, entre os séculos XV a XIX, uma das fases mais conhecidas e marcantes da história e cultura da Ilha da Madeira, conhecida como o ciclo do “Ouro branco”. O principal núcleo da coleção do museu recolhe os achados arqueológicos das escavações efetuadas nas antigas casas do mercador flamengo João Esmeraldo, realizadas na Praça Colombo em 1989, no local dos imóveis demolidos em 1876; bem como o espólio proveniente das escavações no Pátio dos Estudantes, no Colégio dos Jesuítas em 2000, das escavações arqueológicas realizadas no antigo Solar da D. Mécia e das escavações arqueológicas realizadas no Palácio dos Cônsules. Destaca-se também neste espólio, a coleção de escultura, ourivesaria e mobiliário, património que reflete o poderio económico derivado do ciclo do açúcar.

 

Horário de funcionamento:
9:00 – 17:30
Encerrado aos feriados

Bilhetes:
Entradas gratuitas

Visitas Guiadas:
marcação prévia em museu.acucar@funchal.pt

Áudio Guias:
Português e Inglês e Língua Gestual Portuguesa

Contactos:
291 211037
museu.acucar@funchal.pt

Morada:
Praça Colombo, nº 5, 9000-050 Funchal

O Museu Henrique e Francisco Franco foi inaugurado a 21 de agosto de 1987 e reúne obras dos irmãos Henrique e Francisco Franco, adquiridas pela Câmara Municipal do Funchal, sendo o seu acervo constituído por objetos artísticos e pessoais de Francisco Franco e Henrique Franco.
O MHFF tem por sua vocação principal a investigação, incorporação, documentação, conservação, interpretação, valorização, divulgação e estudo das obras e património artístico do seu acervo e como objetivo principal documentar, conservar e divulgar o património artístico que tem à sua guarda.
Tem vindo desde 1998 a apostar na realização de exposições temporárias e em 2018, agregou a Capela da Boa Viagem, como Núcleo Difusor de Arte e Cultura Contemporânea.
Desde 2023 integrar “A Rede Portuguesa de Arte Contemporânea”, estrutura que reúne toda a criação e produção de arte contemporânea portuguesa e que apoia artistas e criadores, bem como dinamizadores públicos e privados.

Direção: Esmeralda Lourenço

Horário:
Segunda a Sexta | 09h – 17h30
Encerrado: Domingos e Feriados

Bilhetes:
Entrada gratuita

Contactos:
291 211 090
Rua João de Deus, nº 13
9000-028 Funchal

A Capela da Boa Viagem, propõe desde 2019 a exploração do espaço como local de reflexão artística, sendo que desde 2021 tem programação ativa como núcleo difusor de arte e cultura, dedicando-se em particular às artes visuais proporcionando um espaço de criação livre no que fora outrora um espaço de culto.
Segundo as linhas orientadoras de um curador, torna-se aos poucos numa incubadora cultural para todos os que por ali passam, enriquecendo a cultura artística da Zona Velha da Cidade do Funchal.

A Estação do Monte, edifício recuperado pela Câmara Municipal do Funchal entre 2020 e 2021, pretende ser um espaço de preservação da memória coletiva, um pequeno núcleo com bens pertencentes à antiga Companhia de Caminho de Ferro do Monte que funcionou entre 1893 e 1943.
Apesar da sua principal função ser a preservação de um período fundamental na história da Freguesia do Monte e do Município do Funchal, pretende, também, ser um espaço de aproximação aos residentes da freguesia, proporcionando atividades integradas em projetos que em tempos apenas ocorriam no centro da cidade.
A Estação apresenta regularmente programação, seja através de mediação cultural, seja através de receção de exposições, concertos e outras atividades.

 

Horário de funcionamento:

  • 10:00 -13:00 | 14:00-17:00

Um projeto dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal e pelo Departamento de Cultura, que incidirá na divulgação e impulsionamento de novos artistas emergentes da Região. Em foco estarão projetos de artistas locais numa mostra individual. Pretende-se também fomentar o empreendedorismo artístico e cultural nos jovens, assim como proporcionar ferramentas de criação, tais como um espaço de atelier, com um momento de residência artística, que se transformará no espaço expositivo do projeto. Com a galeria, para além de um espaço de atelier e de exposição, terá também agendadas oficinas, visitas e várias atividades artísticas.

Áreas de Intervenção
Este projeto visa promover um espaço para a criação no vibrante centro histórico da zona velha da cidade, proporcionando aos jovens artistas madeirenses em início de carreira, com idades entre os 18 e os 30 anos, não apenas uma plataforma de exposição, mas também um ambiente para a produção do seu trabalho. Trata-se de uma iniciativa isenta de preconceitos e estigmas, aberta a todos os que desejem se envolver ativamente no cenário cultural regional — tanto público como criadores — com o objetivo de fomentar e incentivar a diversidade, a inovação e a renovação, especialmente nas Artes Visuais, sem descurar, contudo, a interdisciplinaridade.